Modéstia feminina: Você vai para o inferno se usar calça comprida?

14:34:00

Rainha Mathilde, Bélgica, em visita ao Papa Francisco em 09 de março de 2017.


No último artigo eu falei pra vocês a respeito da modéstia masculina. A galera gostou muito. Mas eu fiquei devendo um artigo especialmente para as garotas, e um dos motivos pelos quais eu demorei para escrever esse artigo é justamente este: Fui pesquisar com quem entende! Então, procurei minha amiga Fernanda Soares (instagram @nandaceuaberto) e ela me deu dicas sobre o que falar pra vocês, meninas! Let's go!

Se há algo tão belo de se ver, é uma mulher. E mais belo ainda é ver uma mulher feminina. Bela, recatada e do lar - e beeeeeem longe do feminismo! São as donzelas modestas de Nossa Senhora.

Se você ainda não leu os últimos artigos que falam sobre modéstia, é importante que leia antes de continuar, então clique aqui.

Como já foi dito, a modéstia vem de dentro do coração, e ninguém conseguirá vivê-la, sem antes pedir ao Senhor essa graça, porque senão assim for, viverá uma falsa modéstia. Não adianta, por exemplo, ir à missa com uma saia comprida limpando o  chão, e ter conversas despudoradas com as amigas. Mas, afinal de contas, o que é uma garota modesta?

Uma garota modesta é aquela que se preserva, preserva a sua dignidade, a castidade, e mantém firme os propósitos do coração de Deus dentro de si. Tudo isso é vivido interiormente, e quando se passa a viver interiormente essa realidade, se começa a externar aquilo que já está no coração.

Dizem por aí que roupa não define o caráter de ninguém. Geralmente, as meninas que falam esse tipo de coisa estão usando um mini short "box/sunga". Seria uma desculpa para continuar banalizando a sacralidade do corpo? Sim. Roupa não define se uma pessoa respeita ou não o tempo do Espírito Santo, que é o seu corpo, mas sim o próprio respeito imporá à mulher o tipo de roupa com que ela deve se vestir.

Dito isso, é essencial que se tenha a consciência de que não se vive a modéstia como uma moda: "Todas as minhas amigas estão se vestindo assim, então eu também me vestirei", no entanto, A MODA PODE SIM AJUDAR VOCÊS. Como assim?

A grande verdade é que as coisas no mundo da moda mudam com o tempo. As roupas estão na moda, depois saem de moda, você joga tudo fora para comprar as novas tendências. Quando está tudo compradinho, a moda velha volta e aí você tem que repetir todo o processo. Pois bem, ouvi dizer que é tendência usar aquelas saias abaixo do joelho, bem bonitinhas, com umas preguinhas e tal. Aproveitem para fazer suas compras para não terem tanto trabalho e gastar muito mais dinheiro com costureiras. Usem a moda ao favor de vocês. 

Como se vestir na academia?

Segundo minha amiga especialista em modéstia, há também no mercado, roupa de academia possível para o uso pelas donzelas de Maria. Use uma camisa um pouco maior e mais longa, e tente vestir um short que deixe seu corpo o mais composto possível. Ouvi dizer que há uma espécia de short-saia muito útil.

Não podemos esquecer que "cada caso é um caso". A roupa que cai bem na sua amiga, talvez não fique tão modesta em você. Tudo depende do tipo do corpo de cada pessoa. Então, tenham muito cuidado com isso.

Como se vestir na praia e na piscina?

Pois bem. Há também, segundo minha amiga modestinha, uma variedade de maiôs compostos (por favor, nada de biquínis). Você não precisa tomar banho de mar de saia comprida, afinal, você está no mar. 

A combinação véu e calça comprida

Não, não inventem moda. Não combina. É como eu usar bermuda com sapato social. É sem noção. Se o véu é um acessório exclusivamente feminino, ele deve ser usado com roupas exclusivamente femininas. Dessa forma, só combina com a saia.

Meu pároco não gosta que eu use o véu na santa missa

Se o seu pároco se incomoda em você usar o véu na santa missa, então não use. Seja obediente. Se você quer usar, então participe da missa em uma igreja onde o padre permita.

Quero usar véu, mas tenho vergonha

Se você quer usar véu mas tem vergonha, vá criando coragem. Você será um testemunho, uma inspiração para centenas de mulheres que também têm esse desejo mas não tiveram coragem. Minha amiga foi a primeira a usar o véu na minha paróquia. Hoje, dezenas de jovens usam, e quase todo o Movimento da Legião de Maria e Apostolado da Oração passou a usar também.

E a pergunta que não quer calar: menina que usa calça vai pro inferno?

Lógico que não! É claro que a calça foi adotada pelas mulheres de uns tempos para cá, pois é uma vestimenta própria aos homens. Isso não quer dizer que você vai pro inferno se usar uma calça. Com certeza, uma mulher de saia fica muito mais bela que uma mulher com calça, no entanto, existem profissões, por exemplo, e afazeres diários que exigem que a mulher use calça, inclusive, em muitos casos, para preservar a modéstia. Só tenham cuidado no tamanho da calça, se ela está justa demais ao corpo. Isso conta muito.

A modéstia, quando não é modinha, é bela de se viver. É linda, se vem do coração. E ainda lhe dá mais chances de ter o José certo. Já dizia C. S. Lewis: 

O coração de uma mulher deve estar tão bem escondido em Deus, que um homem para achá-lo, precisa buscar a Deus primeiro.


You Might Also Like

0 comentários

Mais vistos

Curta minha Página no Facebook

Flickr Images